sábado, 5 de dezembro de 2015

Um novo olhar sobre as células de gordura.


O combate ao acúmulo de gordura é um assunto que interessa muito a maioria das pessoas e não são poucos os pesquisadores em diversos países trabalhando para compreender como a obesidade acontece. E a "obesidade" também pode ocorrer em pessoas magras que ficam muito tempo sentadas.

AS PESQUISAS
 
Recentemente na cidade de Tel Aviv, um grupo de cientistas fez uso de tecnologia de ponta para analisar o acumulo de gordura no corpo a nível celular. 

De acordo com as suas conclusões, a nutrição não é o fator determinante e sim a mecânica de "expansão celular", que parece desempenhar um papel primordial na produção de gordura. 

Queríamos descobrir por que uma vida sedentária resulta em obesidade, além de comer em excesso. Vimos que as células adiposas expostas à pressão ininterrupta — como o que acontece com as nádegas quando você está sentado — experimentaram um crescimento acelerado das gotículas lipídicas, que são moléculas que carregam gorduras”— explica o professor Amit Gefen do Departamento de Engenharia Biomédica.

AS CÉLULAS DE GORDURA AUMENTAM DE TAMANHO QUANDO PRESSIONADAS!

Essa expansão celular desempenha um papel-chave na produção de gordura, porque a pressão exercida sobre as células faz com que elas aumentem de tamanho em 50%. “Se entendermos a etiologia do ganho de peso, de como as células nos tecidos de gordura sintetizam componentes nutricionais sob um determinado ambiente de carregamento mecânico, então poderemos pensar em diferentes soluções práticas para a obesidade.

Se você pode aprender a controlar o ambiente mecânico das células, então você pode determinar como modular as células de gordura para produzir menos gordura” — acrescenta o professor. 

O estudo revelou que as células de gordura mudam sua estrutura quando sob pressão e nessas situações são susceptíveis a se expandir, levando às pessoas ao acúmulo de gordura. 


"Quando eles ganham massa e alteram a sua composição, a expansão de células deformam as células vizinhas, forçando-as a se diferenciar e expandir", disse o professor Gefen, demostrando que o acúmulo de gordura na região dos glúteos é maior nas pessoas que passam longos períodos do dia sentadas. 
Quanto mais gordura, menos músculos, enfraquecendo os glúteos e deformando-os.

Pesquisas como a coordenada pelo Dr. Gefen, tem colaborado com profissionais de outras áreas para o desenvolvimento e/ou adaptação de produtos que se tornem ergonomicamente adequados ao corpo humano com a intenção de proporcionar maior conforto na realização das atividades diárias, sem contudo, deixar de cuidar da saúde e beleza do corpo.

Acompanhe Almofada byUp nas redes sociais e fique por dentro das novidades nas áreas de saúde e beleza. 

FACEBOOK        
TWITTERGOOGLE PLUS

 

 

 


 

 

 

 

 

Links pesquisas aumento mecânico nas células de gordura:  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário ou mande uma mensagem pelo gadget Contato.
Seja Educado. Opiniões diferentes devem ser respeitadas.